100 países em que brasileiros não precisam de visto para viajar

Viajar ainda é uma das poucas atividades em que gastamos tempo e dinheiro sem um pingo de culpa. Mas se a burocracia puder ser menor, melhor ainda!

Após atualizar passaporte, comprar passagens, encontrar um hotel e definir os passeios, a última coisa que queremos é preencher um formulário de visto. Mas se eu te contar que existem mais de 100 países que não exigem o documento para cidadãos brasileiros?! De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os brasileiros têm portas abertas em 103 países do mundo.

Hoje, no Brasil, funciona o princípio da reciprocidade e da mesma forma que não é exigido visto dos brasileiros em alguns países do exterior, não é exigido aqui visto dos nacionais desses mesmos países. O continente com mais países que não exigem vistos de brasileiros ainda é a Europa, com 43. Destes, 26 fazem parte do Espaço Schengen, o que prevê a livre circulação entre eles. Na prática, isso significa que, depois de passar pelo controle de passaporte e entrar em uma dessas Nações, você pode andar livremente por todas as outras. A África, por outro lado, é o continente mais fechado, com apenas quatro países que não exigem autorização prévia de entrada.

Entre os nossos vizinhos sul-americanos, apenas a Guiana Francesa exige visto. Melhor ainda: em nove países do Mercosul — Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela — os brasileiros não precisam nem de passaporte para entrar. Basta a identidade, que não é a mesma coisa que a Carteira Nacional de Habilitação. Essa não é aceita. Mas lembre-se: a dispensa de visto é válida apenas para a estadia temporária. Na maior parte dos casos, isso representa um período de 90 dias, mas há alguns países que aceitam turistas por até 180 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *